quinta-feira, 29 de outubro de 2015

VIAGEM FANTÁSTICA

RESUMO

VIAGEM FANTÁSTICA

“A morte como a vida, é um processo construído no interior de nossas células”.

VÍDEO 1º ORIGEM DA VIDA
Somos formados, a parti - de apenas uma célula, que após mais ou menos 40 semanas se tornará um ser humano quase perfeito, mas durante esse período a tarefa não será fácil, e quando a hora chegar o corpo passará por uma experiência exorbitante.
O nosso corpo reagi como uma máquina que sabe exatamente a hora em que estamos pronto para nascer, no entanto, até mesmo as máquinas mais perfeitas falham, quando isso acontece com o corpo humano... - a nossa espécie já está treinada para não permiti que nada de errado aconteça, desta forma o que antes era apenas uma célula (‘O’ espermatozoide vencedor) desliga-se do corpo onde foi fecundado e chega ao mundo pela primeira vez.
Uma miniatura humana, frágil, um projeto de máquina, e já traz um ‘motorzinho’ que na velocidade da luz encontra um jeito de mantê-lo vivo nesse mundo estranho em que se encontra. Com a ajuda de uma rica substância (o leite materno) que servirá como combustível, responsável por nutrir e fortalecer o vitorioso corpo que agora começa uma nova etapa de sua vida.
“... Todos passamos por essa experiência, mas é impossível lembrar o que sentimos quando nascemos...”.

VÍDEO 2º - O DESENVOLVIMENTO DOS CINCO SENTIDOS
“... Ao nascer ouvimos melhor que qualquer outra fase da vida, mas enxergamos mal, o mundo esta empacado e sem cor...”.
Os cheiros, os barulhos, as cores, as coisas, tudo é muito confuso e assustador para um beber, mas é através do cheiro e do barulho que fazemos nossas primeiras relações com o exterior. Em poucas semanas eles estarão prontos e adaptados para não se assustarem mais com o que ouvem e sentem. A visão continua embaçada, confusa, ainda não se sabe diferenciar as cores e os objetos, é como se não soubéssemos usar essa ferramenta, a verdade é que os nossa visão ainda não está pronta, somente com mais ou menos oito meses é que a nossa visão funcionará perfeitamente bem. Os nossos olhos são estruturas individuais únicas e que não se renovam.
O nosso crescimento é tão rápido que “aos três meses crescemos ¼ do nosso peso a cada mês.” Com propriedades mais aguçadas, nossos olhos, o que sentimos ou ouvimos nos deixam fitados as coisas em nossa volta, recebemos informais nervosas como se fosses estímulos a querer descobrir exatamente como é... E é nesse momento que começamos a desenvolver o sentido mais apurado: o tato. É hora de explorar o mundo.
O nosso corpo trabalha de uma forma perfeita, do leite materno que recebemos de nossas mães precisamos absorver todos os nutrientes possíveis para que cresçamos fortes... Entra em ação o nosso sistema digestivo.
“...Com um ano estamos pronto para andar, nos nossos primeiros passos não é preciso força, mais equilíbrio...” que de uma forma interessante esta relacionada ao sentido auditivo, é como se tivesse a mesma função de um circuito elétrico que enviassem a informação calculada de e como fazer pra ficar de pé, e dar as primeiras passadas.
“Agora não há mais limites para o que conseguimos fazer”. 

VÍDEO 3º - A INFÂNCIA
Outro passo que também nos diferencias dos demais animais, é capacidade de falar. As primeiras palavras serão apenas reproduções de tudo o que ouvimos, já que temos o sentido de audição altamente apurado não é estranho que se comece a falar com pouco mais de um ano. Como o estímulo do cérebro outras habilidades vão sendo aprimoradas. Nos cinco anos, tudo que eram instintos começam a fazer sentido, as cores, os cheiros, as luzes, as coisas, agora tudo tem uma explicação, e essas informações ficam armazenadas conosco.
O ser humano é a espécie mais preparada para avida, passam cerca de 15 a 25 anos agarrados aos pais antes de tornarem-se ‘independentes’, “A infância humana é totalmente intencionada para o aprendizado... ”, os nossos neurônios, recebem, armazenam e processam informações a todo segundo.
Nesse período da vida as crianças vivem machucadas, elas querem conhecer o mundo, e não tem medo de explorá-lo. “... somos programados para vivermos experiências”. Nesse período somos fortes, já com um sistema imunológico eficiente e, o nosso corpo regenera-se com muita precisão. As proteções que antes recebíamos de nossas mães, agora somos capazes de produzir.
“Aos onze anos a infância está perto do fim, estamos prestes a sofrer uma das maiores mudanças no nosso corpo”


VIDEO 4º - ADOLESCÊNCIA
Nas primeiras duas décadas de vida, multiplicamos nossa altura por quatro, e nosso peso aumentou vinte e uma vezes...”.
Muitos anos se passaram desde o nosso nascimento, o que a cada dia ficava mais forte agora, tende a enfraquecer, mais ainda temos a capacidade (reduzida) de regenerar-nos, todos dias órgãos inteiros são renovados, outros podem demorar um pouco mais, mas renovam-se. As atividades físicas contribuem bastante para o desenvolvimento físico, o que estimula a renovação.
“O corpo humano é uma maquina construída para o movimento...”
Por outro lado nossos envolvido por cheiros e cores, que levam o corpo humano a irem em buscar de prazer. O problema é que com a vida ‘social’ hábitos desfavoráveis ao corpo humano começam a desenvolver-se: uso excessivo de álcool, cigarro, - substâncias que podem tão perigosas que podem provocar a falência de alguns órgãos, quebrando o funcionamento adequado da máquina humana. Aos poucos nossos sentidos que antes eram perfeitos, agora aos poucos vão sendo danificados com as exposições em que nos encontramos, infelizmente são órgãos que não podem se regenerar, são os mesmo desde o nascimento, por isso sofrem tanto com o tempo. 

5º VÍDEO – ENCONTAR O AMOR E TER FILHOS
A atração por ocorre de forma ‘inversa’ do que muitas pessoas idealizam, pensam ser encantados apenas pela aparência física, mais a olhar não é tudo, na verdade é o olfato que entra em questão. As nossas narinas percebem um cheiro que nos dão a sensação de paz, são realmente como uma droga, das quais não conseguimos ficar sem. “Os românticos dizem que esta apaixonado é um capricho do coração...” mas está mais além.
O olfato é capaz de reconhecer e detectar estruturas genéticas a partir do cheiro do suor de outra pessoa, que o seu organismo define como perfeitas para relacionar-se as suas. Sem nos demos conta uma reação química acontece dentro de você que faz com que seu coração fique descontrolado, toda vez que ver aquela pessoa.
Se as atrações forem reciprocas, aos poucos os corpos produzem uma substância que promove um ao outro a sensação de bem estar, “...A dopamina é tão protende quanto a cocaína, ela nos leva a euforia e causa dependência, queremos ficar cada vez mais perto da pessoa amada”.
Para que o amor não acabe é preciso que a química aconteça de forma intensa.  “Alguns cientistas acreditam, que a ocitocina é a grande responsável, por manterem pais unidos enquanto criam os filhos”.
 A HORA DE TER FILHOS
Tudo corre ‘invisível aos nossos olhos’, “O óvulo é a maior celular do corpo humano, todo mês a sua jornada se repete: ele amadurece e é expulso do corpo durante a menstruação...”.
Mas alguns tem outros destinos, e você um dia já foi apenas uma célula, e hoje após a fecundação, tornou-se um corpo, mas tarefa não é tão fácil como parece, são milhares de espermatozoides, vão em encontro ao óvulo e apenas um o fertilizará... ‘‘ É a seleção natural da nossa espécie, a sobrevivência do espermatozoide mais forte, mais rápido, o que carrega o melhor DNA... ”
O ser humano é fortalecido através da sua mãe pelo cordão umbilical, é esta nutrição que permite ao bebê a sobrevivência. A gestação não será fácil: enjoos, modificação corporal, enfim, N fatores relacionados a forção de um novo bebê, e quando chega a hora do parto a situação complica ainda mais, ainda bem que o nosso corpo já esta treinado para isso.
“A 30 anos éramos bebês, hoje somos pais...”

VÍDEO 6º - ENQUANTO OS FILHOS CRESCEM, NÓS TAMBÉM NOS TRANSFORMAMOS
“A juventude ficou para trás, os anos passam e nosso corpo esta para entrar em uma nova fases de mudanças.”
Aos 40 anos já vivemos mais ou menos a metade de nossas vidas, já se passaram os dias em que fomos mais forte, começamos a envelhecer por um processo natural da vida, desde que nascemos esse processo acontece, mais somente nesta fase da vida é que começamos a perceber. Os resultados de nossas exposições aos maus hábitos nosso corpo sofre em massa, os órgãos já não funcionam como outros, e outros ainda podem chegar a falências, a capacidade de regenerar-se já não é a mesma, os desejos sexuais também diminuem. Aos cinquenta anos tudo muda, obrigações, estresse, e para completar as danificações, prejuízos do organismo. Paras as mulheres ainda tem de quebra a menopausa, ainda assim com todas as dificuldades que vão se acumulando ao passar dos anos – o corpo continua realizando suas funções, para que o ciclo de vida não se quebre.

VIDEO 7º - AGORA SOMOS AVÓS
“Aos setenta anos uma recém-nascida se tornou avó”
Agora nossos movimentos são mais lentos, o nosso corpo já aprendeu a reagir de outra forma para adaptar-se as condições físicas do organismo. Os sentidos, a pele, evidenciam o envelhecimento. Neste período as reconstituições do corpo continuam reduzindo, agora encontram ainda mais dificuldades, complicando muito a vida nesse período.  “Aos 70 anos nossa face é a trigésima quinta foto da que tínhamos ao nascer...” Entre outros fatores contribuintes, temos também o ar que respiramos, de acordo com o seu grau de poluição, contribui bastante para o envelhecimento.  Com tantas complicações a qualquer momento um de nossos órgãos podem falar o que pode ocasionar nas últimas batidas do coração, mesmo sendo forte e tendo sobrevivido a muitos desafios um dia a jornada da vida se encerra. “A morte como a vida, é um processo construído no interior de nossas células”.






“...Nossa viagem fantástica chegou ao fim!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário